Pesquisar

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918)

3º Ano – 3º Bimestre/2013
Aula 2, Revisão – História Geral - A 1ª Grande Gerra
  

A Primeira Guerra Mundial, de 1914 a 1918, apesar de ter sido um conflito bélico entre os principais Estados nacionais europeus, acabou envolvendo quase todo o mundo; inclusive gerando consequências importantes no Brasil (tente descobrir o que foi, durante a “República Velha” brasileira, “a substituição de importações”, para o pequeno surto de industrialização que nosso país conheceu no início do séc. XX).
Suas causas foram muitas; mas é interessante destacar as chamadas “disputas imperialistas” (pesquise o que venha a ser “O Imperialismo” – sobretudo suas origens no século XIX).
O Chamado “estopim” do conflito foi o atentado contra o herdeiro ao Trono do Império Austro-Húngaro, o Arquiduque Francisco Ferdinando, em Sajevo, na Bósnia Herzegovina, por um estudante sérvio, desencadeando um conjunto de consequências relacionado à “Política de Alianças”.   
Durante o conflito, existiram basicamente dois grupos beligerantes, onde os demais países envolvidos, direta ou indiretamente, orbitaram – foram eles os grupos:
Tríplice Entente: Inglaterra, França, Rússia (que saiu em 1917 devido a sua Revolução Socialista), EUA (que entrou no lugar da Rússia) e Itália (que antes da guerra começar pertencia ao outro grupo). 
Tríplice Aliança: Alemanha, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano.
Os alemães e seus aliados perderam para a Entente.
O último tratado de guerra, que selou a paz, foi O Tratado de Versalhes (um armistício assinado em 1919).
Pesquise as consequências deste conflito.



Lista de Exercícios

Nenhum comentário:

Postar um comentário